Ativ1.2_MarizaAraujo

Ativ12_Mariza Araujo

Na verdade acredito que já estão acontecendo transformações e a tecnologia já é uma realidade no ensino aprendizagem. Apesar da morosidade da instituição, da falta de capacitação para todos os profissionais da educação, a realidade está chegando à escola pelas forças das circunstâncias.
Digo isso porque trabalhei dezesseis anos na área privada, e lá todos os funcionários recebiam cursos gratuitos de computação, e atualizações e não se via ninguém dizer “não vou aprender” ou “não vou me adaptar”, tínhamos que aprender, “vestir a camisa” e fazer acontecer. A mais ou menos dez anos atrás já estávamos integrados tecnologicamente com nossos parceiros e tínhamos login, senha, e éramos monitorados através da máquina.
Sinto muita diferença! Agora bem pouco tempo é que tenho visto televisão, DVD e computador na Escola!!
A minha expectativa é trocar sempre com esta geração que nasceu na era da tecnologia e ter notícias sobre escolas lá do interior do Brasil que vivam a realidade desta integração tecnológica.

Atividade 1B_Mariza




USO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

ALUNA: MARIZA ROSA DE ARAUJO
TUTOR: DEYSE

ATIVIDADE 1b


O QUE É SER PROFESSOR HOJE


As mudanças hoje são rápidas! Penso que mesmo os professores não têm percebido o quanto a nossa sociedade e nossos alunos mudaram.
O professor precisa de atualizações, quiçá semanais!..., Assim como os programas de computação, a vida familiar, o trabalho nas grandes empresas mudam, consequentemente o nosso alunado também muda.
Então, o professor hoje não pode mais apenas reproduzir os conteúdos prezando apenas a sua disciplina.
É necessário trabalhar as áreas de conhecimentos, privilegiar o “ser humano”, conhecer um pouco mais de vivências diversas e ainda conhecer bastante de relação humana.
O professor precisa resgatar a sua identidade de multiplicador e “influenciador”.
Penso que os professores têm perdido o poder para lidar com tanta diversidade, porém é possível influenciar, aprender com, e direcionar muitas vidas para um mundo melhor!
Ser professor hoje é “remar contra a maré”, isto em nosso País, pois muitas vezes os professores são considerados culpados por todas as mazelas sociais, entretanto não se tem o apoio e sustento necessários para especialização e crescimento como pessoa, assim como o preparo psicológico condizente com o profissional que a própria sociedade espera.

Prof Mariza Araújo.




Atividade 1

CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:

ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


ALUNA: MARIZA ROSA DE ARAUJO

TUTORA: DEISE


ATIVIDADE 1.


“Quem sou como professor e aprendiz?”



Amo “gente” e acredito na educação como mudança de visão e postura!



Sou uma professora focada na aprendizagem do meu aluno, valorizo muito a relação humana e a vida. Costumo sempre explicar aos meus alunos o porquê e para quê eles necessitam aprender aquele conteúdo, como também exemplifico o uso dele na vida (contextualização).

Trabalho com a matéria mais preciosa para o ser humano brasileiro, língua portuguesa, sem o manejo dela nada podem fazer!

Tenho buscado utilizar as novas tecnologias e a interagir com eles.

O meu desejo é provocar em meus alunos uma mudança de postura diante da vida e fico às vezes triste por não conseguir atingir a todos.

Penso que seria muito melhor se a equipe toda trabalhasse em harmonia e tivesse em comum este anseio de ensinar e o aluno aprender e não só reproduzir meros repetidores de conteúdos.

Tenho mudado sempre a forma de ensinar, faço uso das TICs e quero muito aprender para compartilhar muito mais.

Quando mudo fico eufórica e torcendo para que tudo dê certo, meu aluno goste e aprenda!

A frustração vem quando os alunos não respondem às minhas expectativas, porém sou também capaz de em sala de aula ser avaliada por eles, pois sei que posso errar.

Até aqui tenho ouvido que sou exigente demais, contudo eles percebem que quero muito que aprendam.

No mais, “sei que nada sei” e preciso muito aprender para melhorar sempre o meu fazer pedagógico.